Estou a entrar no meu 36º ano de serviço que vai ser o último e, se não tivesse já tomado a decisão , todas as grelhas mais os registos todos possíveis e impossíveis , de fichas dos alunos dos testes diagnósticos, das fichas formativas, da avaliação sumativa, isto para falar apenas dos registos mais visíveis, como se os alunos fossem materiais e nós os contabilistas, explique-me alguém onde há disponibilidade de tempo e de espírito para o essencial - para conhecer e aprofundar o conhecimento dos alunos de uma turma, e lugar para ensinar e aprender com os alunos? E família , alguém tem família???
Começam agora as aulas e eu, em vez de andar a programar o encontro com os meus alunos, com alegria e entusiamo, ando já atolada em papéis e previsão de registos.
Assaltou-me também uma dúvida lancinante: se, nos meus objectivos individuais de uma turma de 20 alunos , previr manter , pelo menos o sucesso da Escola , lá pelos 96 %, nunca poderei à partida atribuir uma nota "negativa", que a turma fica logo com insucesso de 5%, superior ao da Escola... Conclusão? E assim se produz o sucesso!...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário