Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Interrupção do processo de avaliação

POR DECISÃO UNÂNIME DOS AVALIADORES, A ESCOLA SECUNDÁRIA RODRIGUES LOBO, DE LEIRIA, INTERROMPE, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

http://www.profblog.org/2008/10/escola-secundria-rodrigues-lobo-leiria.html

E o Conselho Executivo da escola tomou, também, uma atitude de grande dignidade e coragem: enviou aos professores a seguinte mensagem:
"O Conselho Executivo informa todos os docentes de que, por deliberação unânime dos professores avaliadores e professores indigitados para a função de avaliadores, reunidos no dia 28 de Outubro, fica interrompido o processo de avaliação do desempenho docente até estar legitimada a delegação de competências."


Atitude que devia ser seguida por todos os colegas avaliadores e conselhos executivos,; o momento é de separar os “adesivos” da gente de coragem, que a há… os “adesivos” é que andavam com pele de camaleões… agora , caiu-lhes.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

POEMA DA MENTE

Há um primeiro-ministro que mente,

Mente de corpo e alma, completa/mente.

E mente de maneira tão pungente

Que a gente acha que ele, mente sincera/mente,

Mas que mente, sobretudo, impune/mente...

Indecente/mente.

E mente tão nacional/mente,

Que acha que mentindo história afora,

Nos vai enganar eterna/mente.

via forum-cidadania, a quem chegou por e-mail

domingo, 26 de outubro de 2008

Avaliação dos professores e corrupção no Chile...

Ainda se lembram do paralelismo entre a avaliação dos professores chilenos e portugueses? Ou antes lembra-se da "fonte" para a avaliação dos professores portugueses? Pois agora vejam como funciona bem...

http://br.youtube.com/watch?v=Z3i5N5cRFYs&eurl=http://partilhadosaber.blogspot.com/2008/10/perverso-na-avaliao-dos-professores-no.html

sábado, 25 de outubro de 2008

A aberração soma e segue...

Desta EScola
http://www.esec-cidadela.rcts.pt/
os objectivos individuais
http://educar.files.wordpress.com/2008/10/objectivos-individuais.ppt
em powerpoint
e explanados em
http://educar.wordpress.com/2008/10/25/as-grelhas-3/#comment-104465 pelo Joaquim
Não deixar de ver o powerpoint que indica as "pontuações" a obter ...

2. Dar apoio, extra-aula (Espaço + ou outra medida), na disciplina a pequenos grupos de alunos com avaliação negativa (5 a 15 alunos), durante 45 minutos/semana, alcançando sucesso em 2 de cada 5 alunos, em situação de assiduidade regular (do aluno) de pelo menos 12 semanas.
3. Dar apoio na aprendizagem de Português Língua não Materna a alunos estrangeiros (mínimo 4 alunos) de um nível de proficiência conseguindo que 2 de cada 4 alunos transitem de nível de proficiência ou deixem de necessitar de apoio, no fim do ano lectivo.
4. Promover a resolução trimestral de problemas/trabalhos em concurso, com exposição dos melhores problemas/trabalhos, no âmbito da Física/Química e/ou da Matemática, conseguindo a participação no concurso de 20 a 30 alunos seus ou da Escola em cada problema/trabalho.
5. Efectuar 1 contrato de leitura por ano, em todas as suas turmas, com divulgação à comunidade Escolar/Educativa.
7. Promover a organização do portefólio de pelo menos 80% dos alunos de 1 das suas turmas.
8. Efectuar 10 a 12 tempos da bolsa de horas para substituições em substituição de docente da sua área disciplinar.
9. Desenvolver o processo de auto-avaliação de escola, apresentando trimestralmente análise de tratamento de dados parciais e anualmente relatório pormenorizado do grau de concretização do PEE.
12. Planificar e realizar duas visitas de estudo, por ano, com relatório da visita.
13. Organizar 2 sessões de orientação escolar/avaliação no ensino secundário para as suas turmas do 9º ano ou ensino secundário, em que pelo menos uma delas envolva os Encarregados de Educação.
14. Organizar 2 workshops/debates, para alunos seus, sobre profissões/conhecimento de carreiras na área científica/humanística/artística/desportiva envolvendo elementos da Comunidade e Encarregados de Educação.
15. Instruir 4 ou 5 processos disciplinares ou acompanhar a execução de tarefas e actividades de integração escolar de 4 ou 5 alunos, durante o ano.
17. Conseguir a participação efectiva de 2 a 3 em cada 10 alunos em risco de abandono escolar de entre a totalidade de alunos participantes em actividades extracurriculares.
18. Organizar 2 sessões em cada 5 ou 6 turmas do 8º ou 9º ano, sobre Educação Sexual ou comportamentos de risco.
19. Realizar 3 a 4 workshops sobre utilização do moodle ou do quadro interactivo para Professores com avaliação média situada no intervalo [5, 7] na escala de 1 a 10.
20. Organizar/Realizar 3 worshops/debates para Professores do Departamento ou Grupo na área da didáctica, metodologia, avaliação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, …).
22. Desenvolver com os alunos 3 ou mais acções por ano, no âmbito de um projecto que implique o estabelecimento de parcerias com entidades exteriores à Escola.
23. promover o contacto directo com o mundo do trabalho estabelecendo parcerias, até 3 meses antes do início do período de estágio que permitam colocar em estágio ou em contexto de trabalho 3 de cada 5 alunos de uma turma de CEF ou Profissional.
24. Coordenar e desenvolver 3 a 4 acções (palestras/debates/workshops), dirigidas à comunidade escolar ou educativa, no âmbito da realização do PAA na área das Línguas, Matemática, Ciências Experimentais, Saúde, Ambiente, Multimédia, TIC, Cidadania, Desporto, Teatro, Artes e Informação, que dêem visibilidade ao trabalho realizado e em que em 2 delas haja interacção com a Comunidade.
25. Conseguir o patrocínio de 1 ou mais empresas num projecto de Escola de modo a que esse projecto se auto-financie.


Estes Professores ENSINAM ... QUANDO???

DORMEM NA ESCOLA?

NÃO TÊM FAMÍLIA?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Suspensão da avaliação - conferência de imprensa da Plataforma

A Plataforma Sindical de Professores justificou hoje o pedido da "suspensão imediata" do processo de avaliação de desempenho com a necessidade de recentrar a atenção dos professores naquela que é a sua "primeira e fundamental missão", ensinar.

Ler toda a notícia sobre a conferência de imprensa

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347415&idCanal=58

Resposta à ME

Ler "resposta à sra. Ministra da Educação"

http://sinistraministra.blogspot.com/2008/10/culpa-toda-sua-sr-ministra.html

Avaliação - O Monstro

in Público ( in 24/10/2008)
Quando se pensava que a aberração estava só escrita em decretos e demais enredos burocráticos, percebe-se, entretanto, que o monstro consegue sempre agigantar-se e tornar-se ainda mais estapafúrdio!!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

domingo, 19 de outubro de 2008

Manifestação em França - em defesa do ensino

La manifestation nationale pour la défense du service public d'éducation et contre les suppressions de postes a démarré, dimanche 19 octobre, peu après 13 heures de la place d'Italie à Paris. Selon les organisateurs, 80 000 personnes, s'étaient réunis. Ils n'étaient pas plus de 32 000 selon la préfecture de police. Venus d'un peu partout en France, les manifestants, dont une majorité d'enseignants, ont répondu à l'appel de 47 organisations qui redoutent que l'éducation ne soit plus une priorité pour le gouvernement.

Continuar a ler:

http://www.lemonde.fr/societe/article/2008/10/19/a-paris-plusieurs-dizaines-de-milliers-de-manifestants-pour-defendre-l-enseignement_1108633_3224.html

via www.educar.wordpress.com sempre em cima do acontecimento.

sábado, 18 de outubro de 2008

Excessiva carga burocrática... e esgotamentos

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1030744

"Os conselhos pedagógicos das escolas Alice Gouveia, de Coimbra, e Jaime Magalhães, de Aveiro aprovaram documentos que pedem a suspensão do processo de avaliação e desempenho dos professores.
A excessiva carga burocrática, a ausência de formação para preenchimento da ficha de objectivos individuais ou a publicação obrigatória dos despachos de delegação de competências dos professores avaliadores são motivos invocados para a tomadas de posição. São apenas dois exemplos. Aos sindicatos chega diariamente o conhecimento de mais situações.
"No Barreiro, por exemplo, há escolas onde a quase totalidade dos professores subscreveram esses pedidos. O movimento está a crescer", descreve Carlos Chagas. O líder do Fenei/Sindep considera que a ministra da Educação só terá duas opções, na reunião entre Sindicatos, ME e Conselho Científico para a Avaliação, no final do 1º período: "ou suspende ou arranja novo regime simplificado, o que provará a falência do modelo". Para o líder da Fenprof, Mário Nogueira, "os docentes, no terreno, estão a dizer à ministra que o modelo não é exequível".
"Como é possível um professor, com cinco turmas, ter de fazer só para o processo de avaliação 758 páginas de relatórios, 1456 fotocópias para o portfólio e 91 reuniões, além das orbigatórias com os encarregados de educação?", insiste Carlos Chagas.
A Associação Nacional de Professores também elogia as tomadas de posição das escolas. "De pouco servem as manifestações se nos lugares próprios os docentes não forem consequentes", defendeu João Grancho. "

Alteração nas regras da avaliação dos professores... no Orçamento do Estado???



É impressão minha ou há muita gente lá pelo Me e Governo altamente desorientada???

O mito da eterna juventude

Vai abrir em breve um certo comercial cá no burgo! Não comento a oportunidade...

Constou-me , no entanto, de fontes fiáveis, que procuram colaboradores ( trabalhadores, empregados...) até 35 anos, com experiência. Pessoas com 40 anos, mesmo se com boa apresentação, domínio da Língua Portuguesa, amáveis, com experiência de atendimento ao público ...

ou não são chamadas sequer para a entrevista ou, quando o são, o lugar já está ocupado...


Eu pergunto:

1) se o Governo, muitos peritos e muitos cidadãos consideram que até se deve trabalhar até mais tarde, sessenta e cinco e setenta anos, por causa da esperança de vida;

2) por que razão os empregadores teimam em aceitar apenas pessoas jovens, ao mesmo tempo, que pedem experiência?

3) por que razão põem de lado pessoas na força da vida e da energia?

4) depois queixam-se que não há quem pague as reformas dos mais velhos? Não é incoerente?

QUE SOCIEDADE É ESTA? QUE PRETENDEM? FAZER PERDURAR O MITO DA ETERNA JUVENTUDE?

ESTA ATITUDE NÃO É DISCRIMINAÇÃO?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MANIFESTAÇÃO - 15 Novembro

http://www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/10/assegurados-os-quesitos-legais-da.html
Os quesitos necessários relativamente à legalidade da manifestação de dia 15 de Novembro estão assegurados, depois de, hoje, representantes da APEDE e do MUP se terem deslocado ao Governo Civil do Distrito de Lisboa, onde formalizaram a comunicação da manifestação, agendada para as 14:00, com concentração no Marquês de Pombal.
Esta "iniciativa" pretendeu apenas dar resposta a muitos colegas que se questionavam sobre o carácter legal de uma manifestação que surgiu de forma espontânea entre os professores de vários pontos do País.
Naturalmente, pretendemos que todos os movimentos (e sindicatos) se juntem a nós, tendo como protagonistas apenas os professores, a fim de que essa jornada de luta seja expressiva e tenha o sucesso que todos almejamos: inverter o processo de aniquilação da escola pública de qualidade e da dignidade da profissão docente.

domingo, 12 de outubro de 2008

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES - 15 nOVEMBRO



















( imagens via http://www.asinistraministra.blogspot.com/ - autoria: Projecto Gráfico)
Texto daqui
http://apede.blogspot.com/2008/10/manifestao-de-professores-15-de.html

É oficial!Se, até aqui, apenas pairava no ar a ideia de uma manifestação, no dia 15 de Novembro, esta é, agora, irreversível. Para todos aqueles que se têm interrogado sobre as questões legais e de organização, a partir de hoje o apelo é oficial.Numa reunião da APEDE, em que o MUP participou, ficou decidido que uma comissão composta por elementos desta Associação e deste Movimento tratará dos aspectos legais (pedido de autorização ao Governo Civil de Lisboa) para:
Local de concentração: Marquês de Pombal, Lisboa.
Dia e Hora: 15 de Novembro, às 14 horas.
Segue-se desfile pela Rua Braancamp, Largo do Rato, Rua de S. Bento, terminando a manifestação em frente da Assembleia da República.
Vamos também solicitar a colaboração de outros movimentos e personalidades que têm dado o seu contributo à causa da Educação.
Nota: A APEDE é uma Associação legalmente constituída. Sítios na internet: http://apede.blogspot.com/ e http://apede.pt/.
Esta manifestação será o prenúncio de outra, certamente maior!
Agora, é preciso mobilizar o maior número de professores...TODOS SEREMOS POUCOS!
Passa esta mensagem a todos os teus contactos.

sábado, 11 de outubro de 2008

ÊXODO

Professores, médicos e juristas são os trabalhadores do Estado que mais vêm pedindo reformas antecipadas. Se, em 2007, foram 4.188 os funcionários públicos que se aposentaram antecipadamente, este ano o total de saídas deve ascender aos 7 mil trabalhadores

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=112630

Ilegal

ATENÇÃO ÀS ILEGALIDADES


http://www.profblog.org/2008/10/o-despacho-de-delegao-de-competncias-de.html

Em luta ...

Declaração do professor José Maria Cardoso, representante da Área Disciplinar de Geografia da Escola Secundária Alcaides de Faria – Barcelos

Já publicado em

http://educar.files.wordpress.com/2008/10/declaracao-de-demissao.doc

pelo Paulo Guinote

e em http://delutoeemluta.blogspot.com/2008/10/pedido-de-demisso-do-cargo-de-avaliador.html

e pela Moriae.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Afinal??? DOI ou simplex via net???

E andam alguns e algumas numa loucura desmedidamente burocrática para se excelentizarem ( é um neologismo? que importa) e anavalharem outros colegas e afinal...

http://educacaosa.blogspot.com/2008/10/simpflificao-primeiro-passo.html

( fui ler o Reitor via paulo Guinote)

A domesticação da sociedade - José Gil


«No processo de domesticação da sociedade, a teimosia do primeiro-ministro e da sua ministra da Educação são técnicas terríveis de fabricação de subjectividades obedientes. Conviria chamar a este mecanismo tão eficaz, a "desactivação da acção" É a não-inscrição elevada ao estatuto sofisticado de uma técnica política, à maneira de certos processos psicóticos.»
José Gil

DOI

Antes de colocar o "radar" de José Gil, ainda deixo o link para uma ficha DOI (definição de objectivos individuais) - irónica sigla...

http://sinistraministra.blogspot.com/2008/10/ficha-de-definio-de-objectivos.html

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pelos blogues do nosso (des)contentamento

Descansei uns dias dos blogues sobre educação. Agora voltei e os ecos ficam aqui:

1) Pediu a aposentação Conceição Castro Ramos , presidente do CCAP e o Reitor despede-se com esta Carta

http://educacaosa.blogspot.com/2008/10/carta-aberta-conceio.html


2) a depressão alastra em professores...
Como se pode ler aqui
http://sinistraministra.blogspot.com/2008/10/isto-hediondo-e-eu-no-estou-aguentar.html

3) e podemos documentar-nos sobre o assunto :

http://educar.files.wordpress.com/2008/10/depressao-em-professores.pdf

E mais não digo...

(O artigo de José Gil in Visão de quinta-feira passada fica para amanhã.)

Os professores contam

in Público de sábado, 4 de Outubro de 2008
Será que contam? É que não parece nada!!!

sábado, 4 de outubro de 2008