Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Coubert censurado em Braga

"O Sono" Imagem da net ( a imagem censurada não era esta, mas podemos sempre aproveitar para conhecer melhor o pintor!)


"A ORIGEM DO MUNDO" CHOCA PSP
Coubert censurado em feira bracarense
23 02 2009 20.13H
Foram apreendidos pela PSP de Braga, esta tarde, numa feira de livros em saldo que está a decorrer na cidade minhota, alguns exemplares de um livro sobre pintura onde consta o quadro “A Origem do Mundo”, do pintor francês Gustave Courbet.
Rui Alexandre Coelho destak@destak.pt
Citada pela Lusa, fonte da empresa responsável pela distribuição dos exemplares disse que a PSP de Braga considerou «pornográfica» a imagem do famoso quadro do pintor oitocentista, onde este desnuda as coxas e sexo de uma mulher.
António Lopes entende que a censura das imagens, cujo retrato original, pintado em 1866, está exposto no Museu D’Orsay, em Paris, «é uma vergonha», e um «atentado à liberdade».
Pintor de ideias arrojadas, próximas do anarquismo, e amigo dos escritores Proudhon e Baudelaire, Gustave Coubert é tido como o fundador do realismo na pintura, e viu ser probida a exibição de algumas das suas obras na época, nomeadamente o quadro que hoje chocou as autoridades bracarenses.

Parece que a garotada desatou a chamar os coleguinhas para irem a correr ver a imagem... e os Pais ficaram muito chocados... ou já se esqueceram de quando eram pequenos ou pensam que os filhos vivem numa redoma... os filmes aos tiros e facadas nunca chocam tanto... nem as imagens de guerra e de fome... a isto, já eles estão habituados...

Sem comentários: