O verbo haver, quando usado no sentido de existir, conjuga-se só na 3.ª pessoa do singular. Por isso, está correcta a frase «Há três lápis».
Nesta frase, empregou-se a 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver. Se o verbo estivesse no plural, a forma correspondente seria hão. Ora, ninguém diz «"hão" três lápis» em vez de «há três lápis».
O erro surge só com os outros tempos verbais, que se deverão usar igualmente no singular, mas que muitas pessoas usam no plural.
Emprega-se, portanto, nos vários tempos e modos, a 3.ª pessoa do singular (há, havia, houve, houvera, haverá, haveria, haja, houvesse… três lápis), e não a correspondente do plural (hão, haviam, houveram, haverão, haveriam, hajam, houvessem).
Mas, atenção, haver, como verbo auxiliar, equivalente a ter, conjuga-se em todas as pessoas: «Haviam dito uma coisa, agora dizem outra.» = «Tinham dito uma coisa, agora dizem outra.»
Maria João Matos :: 24/04/2009
Fui buscar estas explicações ao CIBERDÚVIDAS para que alguns professores, muitos políticos e outros tantos jornalistas recordem!!! ( já estou fartinha de os ouvir usar o plural de haver em alguns tempos que NÃO DEVEM para que não se propague o ERRO!!!)
Há problemas.
Havia problemas.
Houve problemas.
Haverá problemas.
Haveria problemas.
Haja ( espero que não haja) problemas...
Houvesse problemas...
etc.
sempre no SINGULAR!!!
sábado, 8 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Bom, mesmo muito bom.
Quando se conhecem outros idiomas, neste caso os que conheço melhor, o francês e o espanhol, é quando damos fé do aqui exposto.
Nenhum dos professores que tive, de língua portuguesa, jamais deu uma explicação tão docente como esta.
Obrigado, às duas.
Beijinhos
Eu quero referir-me ao "post" (?) anterior: brilhante a prestação do Guinote. Ainda bem que há gente, como a Renda que dá isto a conhecer.
Quanto a este, tem toda a razão: já me tem acontecido quererem-me corrigir por falar direito com o "haver" no sentido de existir!
Abraço do Aires Montenegro
Enviar um comentário