Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

Verbo HAVER

O verbo haver, quando usado no sentido de existir, conjuga-se só na 3.ª pessoa do singular. Por isso, está correcta a frase «Há três lápis».

Nesta frase, empregou-se a 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver. Se o verbo estivesse no plural, a forma correspondente seria hão. Ora, ninguém diz «"hão" três lápis» em vez de «há três lápis».

O erro surge só com os outros tempos verbais, que se deverão usar igualmente no singular, mas que muitas pessoas usam no plural.

Emprega-se, portanto, nos vários tempos e modos, a 3.ª pessoa do singular (há, havia, houve, houvera, haverá, haveria, haja, houvesse… três lápis), e não a correspondente do plural (hão, haviam, houveram, haverão, haveriam, hajam, houvessem).

Mas, atenção, haver, como verbo auxiliar, equivalente a ter, conjuga-se em todas as pessoas: «Haviam dito uma coisa, agora dizem outra.» = «Tinham dito uma coisa, agora dizem outra.»


Maria João Matos :: 24/04/2009

Fui buscar estas explicações ao CIBERDÚVIDAS para que alguns professores, muitos políticos e outros tantos jornalistas recordem!!! ( já estou fartinha de os ouvir usar o plural de haver em alguns tempos que NÃO DEVEM para que não se propague o ERRO!!!)

Há problemas.
Havia problemas.
Houve problemas.
Haverá problemas.
Haveria problemas.
Haja ( espero que não haja) problemas...
Houvesse problemas...
etc.

sempre no SINGULAR!!!

2 comentários:

Duarte disse...

Bom, mesmo muito bom.
Quando se conhecem outros idiomas, neste caso os que conheço melhor, o francês e o espanhol, é quando damos fé do aqui exposto.
Nenhum dos professores que tive, de língua portuguesa, jamais deu uma explicação tão docente como esta.
Obrigado, às duas.

Beijinhos

Aires Montenegro disse...

Eu quero referir-me ao "post" (?) anterior: brilhante a prestação do Guinote. Ainda bem que há gente, como a Renda que dá isto a conhecer.
Quanto a este, tem toda a razão: já me tem acontecido quererem-me corrigir por falar direito com o "haver" no sentido de existir!
Abraço do Aires Montenegro